top of page

Você sabia que homem pode ter câncer de mama?

  • Dra. Elisana Caires
  • 21 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

O câncer de mama masculino é bastante raro, correspondendo a 1% de todos casos de câncer de mama, ou seja, a cada 100 casos apenas 1 ocorre em homem. No Brasil foram diagnosticados em 2019 apenas 437 casos. Geralmente é diagnosticado após 60 anos.

Os fatores de risco específicos incluem:

· Predisposição genética, associado a mutações dos genes BRCA2 ou PALB2;

· Síndrome de Klinefelter que é a herança de um cromossomo X adicional, ocasionando atrofia do testículo, ginecomastia, níveis elevados de gonadotrofina e baixos níveis de testosterona. O risco de desenvolver câncer de mama nesses homens é 50 x maior.

· Doenças do testículo (orquite, traumas) que resultem em uma redução da testosterona circulante;

· Síndromes que causem uma alteração na proporção testosterona e estrogênio, como obesidade, uso de álcool e cirrose;

· Irradiação torácica prévia.


O sintoma mais comum é um nódulo palpável atrás da aréola, com consistência dura, indolor e quase sempre detectado pelo próprio paciente. Pode ocorrer também descarga papilar sanguinolenta, prurido mamilar, retração e ulceração do mamilo. Como o diagnóstico geralmente é mais tardio, geralmente tem um maior comprometimento da axila.

Na presença de nódulo suspeito, indica-se exame de imagem (geralmente mamografia e ultrassonografia) e biópsia por agulha grossa

O tratamento segue o mesmo protocolo do câncer de mama feminino.


Mas então, já que é possível ter um câncer os homens devem fazer mamografia anualmente? A resposta é não! mas eles devem ter conhecimento que isso pode acontecer com eles, pois na maioria das vezes quando algum nódulo aparece, eles nem imaginam que aquilo possa ser um câncer, atrasando o diagnóstico.


Peter Criss, foi baterista da banda Kiss, e tratou um câncer de mama em 2008.


 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Dra Elisana Caires.

bottom of page