Avaliação da saúde das mamas
Mastologista é o médico especializado nas doenças da mama, benignas ou malignas, e que atingem não só as mulheres, mas também os homens. Ele participa dos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento, cirurgia e reabilitação da paciente.
Como é a consulta com mastologista?
Durante uma consulta, primeiro são feitas algumas perguntas ao paciente, sobre seu histórico de saúde e familiar, seus hábitos e queixas, uma espécie de entrevista para coletar informações importantes, chamada de anamnese. Depois é realizado o exame fÃsico das mamas e axilas, e posteriormente alguns exames complementares são pedidos.
A mamografia é solicitada anualmente a partir dos 40 anos, sendo o principal método de diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando necessário, são solicitados alguns exames complementares como a tomossÃntese, a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas. A partir dos resultados, podem ser realizadas biópsias para maiores conclusões. Dependendo do diagnóstico, o mastologista vai ajudar o paciente durante o tratamento.
Mesmo que não haja nenhum sintoma anormal, as mulheres devem ir ao mastologista anualmente a partir dos 40 anos. Isso é fundamental para a prevenção das doenças da mama e para diagnosticar o mais cedo possÃvel qualquer problema que a paciente possa ter.

Consulta e procedimentos das mamas



Exames Diagnósticos
Mamografia.
Ultrassonografia mamária e das axilas.
Punção aspirativa com agulha fina (PAAF): Esvaziamento de cistos ou coleta de amostras de células do tecido mamário para análise citológica, sob anestesia local, guiada ou não por ultrassonografia.
Biópsia com agulha grossa (core biópsia): retirada de fragmentos de tecido para análise histopatológica. Realizada sob anestesia local, guiada ou não por ultrassonografia.
Demarcação de lesões não palpáveis para cirurgia
Agulhamento pré-operatório.
Injeção de radiofármaco em conjunto com medicina nuclear.
Cirurgia das mamas
Cirurgia das alterações benignas da mama: retirada de nódulos, ductos mamários, fÃstulas, mamas acessórias e de lesões mamárias não palpáveis; correção de ginecomastia.
Cirurgia para o câncer de mama.
Cirurgia reconstrutiva e oncoplástica de Mamas: corresponde a um conjunto de técnicas com uma finalidade de melhorar os resultados oncológicos e estéticos no tratamento cirúrgico do câncer de mama, assim como a simetrização a mama contralateral.