Conheça os maiores inimigos das cirurgias das mamas
- Dra. Elisana Caires
- 15 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

As cicatrizes são os retratos das cirurgias. Tudo pode correr perfeitamente na hora da cirurgia, mas se a cicatriz ficar feia... Estraga todo trabalho!
Existem diversos fatores que atrapalham a cicatrização, conheça alguns:
Repouso pós cirurgia: Após a cirurgia da mama você ficará um tempo sem levantar os braços e pegar peso. Cada cirurgia tem seu tempo de repouso específico e respeite isso. Mas não é só de atividade física que falamos, mas também dos vômitos, tosse... Tudo que provoque alguma tensão na ferida com risco dos pontos romperem, de aumentar o inchaço e o sangramento no local.
Sol: evite sol nos primeiros meses após as cirurgias, mesmo se a cicatriz estiver coberta. Ele faz com que a cicatriz fique mais escura.
Má alimentação: prefira alimentos ricos em proteínas, colágeno, ômega 3 e vitaminas.
Cigarro: O ideal é parar de fumar para sempre, mas se não for possível, pelo menos pare 1 mês antes da cirurgia. O cigarro compromete a circulação da área da cirurgia, aumentando o risco de necrose.
Diabetes não controlado: O açúcar elevado diminui a produção de colágeno necessário para cicatrização, diminui a chegada de sangue na cicatriz e aumenta a chance de infecção. Quanto mais a glicemia está controlada melhor é a cicatrização.
Obesidade: já foi demonstrado que as mulheres obesas têm maior risco de complicações no pós operatório, além do retardo da cicatrização.
Infecção: o local da cirurgia fica quente, vermelho, inchado, dolorido e com saída de secreção purulenta. Isso retarda o processo de cicatrização e aumenta a chance de abertura dos pontos.
Commentaires