Sinais e sintomas que indicam a necessidade de procurar um mastologista
- Dra. Elisana Caires
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2020
Aumento do volume da mama
O aumento de volume mamário que não tenha relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez / lactação, deve ser comunicado ao médico. Esse sinal é ainda mais preocupante se acontece somente em uma das mamas.
Vermelhidão
Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de carcinoma mamário inflamatório. A pele fica vermelha, espessada e com aspecto de casca de laranja (peau d´orange) devido ao entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. O diagnóstico diferencial para esse tipo de câncer inclui as infecções da mama, as mastites.
Secreção mamilar
É a saída de secreção pelo mamilo fora do período da amamentação. Gera muita preocupação às mulheres, mas 90-95% dos casos são benignos. O fluxo fisiológico é o tipo mais frequente. É a saída de secreção em uma ou nas duas mamas, por vários orifícios, com cor amarela ou escurecida, e geralmente relacionada à manipulação do mamilo. O liquido suspeito é aquele que sai espontaneamente, unilateral, em água cristalina ou hemorrágico, e merece ser investigado.
Retração mamilar
Se seu mamilo não é do tipo invertido naturalmente e você percebeu alguma retração com ou sem dor, procure um mastologista rapidamente. Esses podem ser sinais indiretos da presença de um tumor.
Nódulo palpável
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar a presença de cisto, massa benigna ou de algum tumor maligno.
Descamação mamilar
É preciso estar atenta se ela está acompanhada de sintomas como a dor, nódulos, coceira, crostas ou feridas no mamilo, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo. Ela pode estar relacionada a uma mastite, eczema (reação alérgica) ou a doença de Paget.
Dores
A mastalgia na maioria das vezes são de origem benigna. Mas ignorá-la não deve ser uma opção, afinal, sempre existem exceções. Pode estar relacionada a alterações fisiológicas da mama que ocorrem durante o ciclo menstrual, como também algumas alterações osteomusculares, mastites, nódulos de crescimento rápido...







Comentários